Portugal, desde a sua fundação foi governado por reis, a chamada de "Monarquia", mas que, com o passar do tempo, e perante as desilusões, preocupações dum povo frustrado e insatisfeito pela maneira de governação levou a que diversas rebeliões eclodissem tentando derrubar a realeza e substituí-la por uma forma mais justa e fraterna que trouxesse também melhores opções para seu povo, e esta seria então o sistema republicano.
Após várias tentativas goradas finalmente chegou o momento há muito sonhado – a queda da monarquia sendo de imediato substituída pela República com a sua promulgação no dia 5 de Outubro de 1910 por José Relvas duma das varandas do edifício da Câmara Municipal de Lisboa.
Este dia foi sagrado feriado nacional e várias alterações e decisões foram introduzidas na vida da nação como o Hino Nacional, a nova Bandeira e Constituição e mudança do dinheiro em circulação, de Real para o Escudo, entre muitas. Seguiu-se a eleição de Manuel de Arriaga como primeiro Presidente da República e esta forma de governaçãotem-se mantido até aos nossos dias.
Como forma de comemorar este dia de suma importância para Portugal, os nossos compatriotas radicados nesta grande cidade de Toronto e não só, também comemoraram esta data na prestigiosa "Casa do Alentejo de Toronto", na terça-feira, dia 5 de Outubro passado, os cem anos da implantação da República Portuguesa, um acontecimento marcante da nossa História contemporânea e para Portugal como nação e para o seu povo.
|
Assim pelas 19 horas daquele citado dia, procedeu-se à abertura oficial com uma exposição de trabalhos relacionados com a implantação da República Portuguesa, pelos alunos da Escola de Português "Novos Horizontes" tendo a directora daquele centro associativo, Sra. Rosa Sousa, nas funções de mestre-de-cerimónias, dado as boas vindas a todos, passando à apresentação do evento, e convidado de seguida o Grupo Coral da referida Casa, para entoar os Hinos Nacionais, de Portugal e do Canadá, seguindo-se a apresentação dum trabalho de pesquisa de dados históricos pelos alunos da escola de portuguesa atrás citada.
|
Mais tarde foi a vez do orador da noite, Dr. José Pedro Ferreira, Professor da Universidade de Toronto, que teceu um resumo sobre aquela data com a apresentação por diapositivos das notícias publicadas nos vários órgãos de comunicação social à volta do mundo, daquela época, com referência especial ao jornal canadiano "Globe & Mail" então noticiando a queda da monarquia e a da implantação da República, datado de 5 de Outubro de 1910. Numa breve alocução o Cônsul-Geral de Portugal, Dr. Júlio Vilela, elogiou a Casa do Alentejo e seus corpos gerentes pela realização deste evento de celebrar o centenário da Implantação da República. Estiveram presentes algumas figuras políticas canadianas com destaque para os deputados provinciais, Laura Albanes e Tony Ruprecht.
|
Para finalizar as celebrações desta tarde, actuou o grupo musical e estudantil, a "Luso Can tuna" culminando com o corte dum delicioso bolo pelo presidente da Casa do Alentejo, Armando Viegas coadjuvado por alguns dos convidados presentes dos quais destacamos o cônsul-geral de Portugal em Toronto, Dr. Júlio Vilela.
Este singelo mas importante acto simbolizou o apreço de todos nós portugueses pela República, seja qual for o lugar onde vivemos, e que esta data continua a ser lembrada e festejada por todos nós, portugueses.
Da nossa parte e da parte deste prestigioso portal, apresentamos os mais sinceros parabéns ao nosso querido Portugal, à "Casa do Alentejo" e a todos os portugueses em geral incluindo a nossa diáspora.
Voltar para Eventos Sociais |